Para bebês prematuros, os mais delicados estímulos podem significar um crescimento do tamanho da própria vida. Nascido na Dinamarca, o projeto vem ajudando bebês recém-nascidos prematuramente a se sentirem mais seguros e confortáveis nas incubadoras das maternidades através de algo simples, eficiente e bastante fofo: Polvos feitos de crochê.

Porque polvo? Porque tem vários braços para abraçar o bebê; porque os tentáculos assemelham ao cordão umbilical, são macios e ideais para serem agarrados, e assim evita que os bebês puxe os fios e sondas; imagina-se que ao tocá-los os recém-nascidos lembram do aconchego do útero; o polvinho transmite calma, proteção e amor ao recém nascido.

O “Projeto Polvo Terapêutico” como é chamado, ainda em fase experimental, está colorindo os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Caratinga, através da primeira doação de polvos realizada pelo médico pediatra da unidade Dr Jonas Hintze.

Segundo a enfermeira responsável pela UTI neonatal do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora – Cheila Cristina Pires, os bonecos de crochê são feitos em fios 100% algodão, com oito tentáculos de 22 centímetros e antes de serem colocados nas incubadoras, os bonecos são esterilizados para evitar infecções, além de uso exclusivo, podendo levar para casa após a alta hospitalar, informa também que ainda não há evidências científicas dos benefícios do uso dos polvos de crochê para os bebês prematuros, e o que temos até agora são relatos de experiências. Dito isso, reforçamos nosso desejo de que comecem a ser documentados os resultados desta iniciativa.

Abraçando a causa

Agradecemos a doação dos primeiros polvinhos feita pelo médico pediatra Dr Jonas Hintze, e informamos que aceitamos mais doações, tanto dos bonecos, quanto da linha de crochê 100% algodão. Maiores informações entre em contato com equipe neonatal HNSA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>