:: INSS
:: Gama Saude
:: Capesaude
:: GEAP
:: Orizon Brasil
:: Usisaude
:: Caixa Ecomica Federal
:: Vitallis
:: Forluz
:: Policia Militar
:: DATASUS
:: AMIL
:: Bradesco Saude
:: Cassi
:: Operass
:: Fundacao Pampulha
:: DPRO Policia Militar
:: UNEC
:: SUSFACIL
:: CONTRIBUIÇÕES
::Maternidade do HNSA comemorar um ano de atividades

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora ' HNSA comemorou, 26/01, um ano de funcionamento da Unidade Materno Infantil, Grimaldo Barros de Paula. Com exatamente 1599 nascimentos desde o primeiro dia de funcionamento a maternidade vem servindo de referência regional para os 14 municípios da microrregião de Caratinga, onde se estima ter 200 mil pessoas.

Durante esse ano muita coisa mudou para a população dos 14 municípios. Com o trabalho desenvolvido nessa Unidade, inúmeras vidas puderam ser salvas, tanto de adultos como de recém nascidos e crianças.

O provedor do HNSA, Sérgio Luiz Ribeiro, agradeceu a toda a equipe da maternidade e falou do orgulho em comemorar o primeiro ano da Unidade com muitas vitórias. Nesse primeiro ano de caminhada trabalhamos muito a favor da comunidade assistida pelo HNSA. Ficamos muito felizes em comemorar esta data com muitas vidas salvas, além de podermos ajudar tantas outras, pois a nosso objetivo é permanecer referência em atendimentos de partos de alto risco na microrregião de Caratringa, diz Sérgio

A Maternidade

Construída com os recursos advindos do Pro-Hosp a Maternidade esta com uma marca de 1599 partos. Ao todo são 63 leitos, disponibilizados em UTI neonatal, UTI adulto, apartamentos, leitos pré-parto, e leitos berçário, além de uma equipe altamente qualificada entre médicos pediatras, obstetras, anestesistas, enfermeiros, auxiliares e equipe administrativa.

Hoje a maternidade atende, em média, 150 paros pro mês, mas tem a capacidade de atender a 250, numa demanda de uma população estimada em 200 mil pessoas, distribuídas em 14 municípios da região.

A estrutura oferecida esta entre as melhores já vista pelo atual governador de Minas Gerias, Antônio Anastásia, que na inauguração disse: A atual maternidade é um importante marco para a população de Caratinga e toda a região do Vale do Rio Doce, que passa a contar com um atendimento médico especializado e de alta qualidade. Pois aqui foi empregado o que há de melhor em termos de alta tecnologia, disse Anastásia.

De acordo com o administrador do HNSA, Cláudio de Oliveira Paiva, hoje, a maternidade recebe pacientes não só da microrregião, mas de muitas cidades da macrorregião que enviam seus pacientes para Caratinga. Antes transferíamos nossos pacientes de alto risco para as cidades que tem condições de atendimento, mas hoje recebemos esses pacientes, devido a estrutura que mantemos aqui, afirma Cláudio. Ainda de acordo com Cláudio, o primeiro ano foi de muitas vitórias, mas também de muitas dificuldades. Não é novidade para administradores e sabedores da realidade que todos os hospitais conveniados ao SUS passam por dificuldades financeiras, mas estamos tentando minimizar esse problema buscando parcerias com os municípios atendidos, de forma que os gestores de saúde se sensibilizem com a melhora da qualidade e segurança nos serviços prestados a população e, a partir daí se aproximem mais da direção do HNSA para buscarmos juntos, soluções para as nossas dificuldades financeiras no que diz respeito à manutenção dos nossos serviços, avalia.

Um exemplo

Sara, filha de Giane Alves Ribeiro e Ronaldo Marinho Alcides é um exemplo do bem que a Maternidade tem feito a muitas famílias. A mãe de Sara, antes da sua gestação já havia sofrido um aborto espontâneo, provocado pela dilatação precoce do útero. Na gravidez de Sara, Giane foi monitorada todo o tempo, mas no sexto mês de gestação o mesmo problema aconteceu só que dessa vez com uma nova história, e um novo fim. Sara nasceu e conseguiu sobreviver aos problemas resultantes de um nascimento prematuro. Hoje, ela com 8 meses é um bebê normal e muito amado.

De acordo com a mãe foi surpreendente o nascimento de Sara, pois já estava sem esperanças. Na primeira vez que dei a luz meu filho conseguiu sobreviver, mas após sete dias ele sofreu óbito. Na segunda gravidez aconteceu a mesma coisa, mas felizmente minha filha sobreviveu, graças ao trabalho da maternidade e de toda a equipe do HNSA, que não mediu esforços para salvar minha filha e ainda me proporcionar acompanhamento psicológico. Tudo que passamos poderíamos ter passado em outro lugar, mas esta maternidade é diferente. Aqui podemos confiar, pois toda a equipe se envolve, além dos equipamentos serem de alta tecnologia, o que facilita todo o socorro, avalia Giane.

HOSPITAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA - Rua Dep. José Augusto Ferreira, 89 - Centro Tel. (33) 3322-6400 - Caratinga - MG
Desenvolvido pelo Dpto.Tecnologia da Informação