:: INSS
:: Gama Saude
:: Capesaude
:: GEAP
:: Orizon Brasil
:: Usisaude
:: Caixa Ecomica Federal
:: Vitallis
:: Forluz
:: Policia Militar
:: DATASUS
:: AMIL
:: Bradesco Saude
:: Cassi
:: Operass
:: Fundacao Pampulha
:: DPRO Policia Militar
:: UNEC
:: SUSFACIL
:: CONTRIBUIÇÕES
::Pronto Atendimento Infantil (PAI) é inaugurado em Caratinga.

Pronto Atendimento Infantil (PAI) é inaugurado em Caratinga.

Já começam a surgir os resultados positivos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora desde que o Centro Universitário de Caratinga (UNEC) assumiu a gestão administrativa e operacional da unidade hospitalar. No dia 31/10/2014, através de uma parceria entre UNEC, HNSA e Prefeitura Municipal de Caratinga, foi inaugurado o Pronto Atendimento Infantil (PAI), uma iniciativa inédita na região, cuja proposta central é oferecer atendimento imediato e especializado a crianças em situação grave de doença, dentro de uma estrutura adequada que ofereça todas as condições necessárias para um acolhimento e serviço dentro do mais alto padrão.

Com a proposta de atender as crianças de Caratinga e dos outros 13 municípios da microrregião, o PAI oferece um diferencial em relação ao atendimento que será prestado, que vai do tempo reduzido de acolhimento, logo que a criança chega à unidade (tempo de espera), à forma de atendimento, oferecendo, por exemplo, pediatra 24 horas, enfermagem especializada em pediatria e estrutura montada especialmente para receber e oferecer suporte especializado a crianças de 28 dias a 12 anos, principalmente àquelas que apresentem sintomas de doença grave, em um local ambientado para o melhor aconchego do público infantil.

As modalidades para acesso ao atendimento são via Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular. Porém, será ofertado um diferencial importante do ponto de vista social através atendimento via SUS, que a diretora do Instituto Superior de Ciências da Saúde (INCISA), do UNEC, Drª. Daniela Fonseca Genelhu Soares, explica melhor:

“O atendimento é livre e imediato para recém-nascidos (de 0 a 28 dias) do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, ou seja, aqueles que nasceram no hospital e que apresentem algum tipo de doença”.

Já para o público que se encaixe dentro do contingente de 0 a 12 anos, o acesso pelo SUS também é liberado através de triagem que se inicia via Pronto Atendimento Municipal (PAM). “O PAM detecta a classificação de risco da criança seguindo um protocolo clínico de atendimento que lista os sintomas dessa criança e, então, a partir daí, é tomada a decisão se o caso requer transferência para o atendimento especializado oferecido na estrutura do PAI”, explica a diretora.

HOSPITAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA - Rua Dep. José Augusto Ferreira, 89 - Centro Tel. (33) 3322-6400 - Caratinga - MG
Desenvolvido pelo Dpto.Tecnologia da Informação