:: INSS
:: Gama Saude
:: Capesaude
:: GEAP
:: Orizon Brasil
:: Usisaude
:: Caixa Ecomica Federal
:: Vitallis
:: Forluz
:: Policia Militar
:: DATASUS
:: AMIL
:: Bradesco Saude
:: Cassi
:: Operass
:: Fundacao Pampulha
:: DPRO Policia Militar
:: UNEC
:: SUSFACIL
:: CONTRIBUIÇÕES
O SERVIÇO DE PSICOLOGIA NO HOSPITAL E SUA IMPORTÂNCIA

O serviço de Psicologia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Caratinga começou em setembro de 2005, com a contratação de duas Psicólogas, cada uma cumprindo 20 horas de serviços semanais. Atualmente, em 2010, o Hospital conta com uma Psicóloga.

Os trabalhos realizados pelo serviço de Psicologia se resumem em 4 funções:

  • Serviço de Recursos Humanos (ou Gestão de Pessoas), juntamente com o Departamento Pessoal;
  • Serviço de adequação do Hospital às exigências do Pró-Hosp*, dentro da área competente à Psicologia; *(Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS de Minas Gerais).
  • Serviço de atendimento e escuta dos Pacientes internados no Hospital;
  • Serviço de atendimento e escuta (ouvidoria) dos Funcionários do Hospital.

Para desempenhar tais funções, contamos com instrumentos como:

  • Questionários (diferenciados para Pacientes, Funcionários e Sociedade), para que saibamos a opinião dos usuários dos serviços do Hospital, assim como dos funcionários do mesmo e da sociedade, usuária ou não;
  • Fichas de cadastro* de funcionários, para arquivo, para futuras pesquisas e estudos, assim como para colhimento de dados necessários à Psicologia ou ao Hospital; *Atualmente em desuso.
  • Fichas de acompanhamento de pacientes, para arquivo e futuras pesquisas da Psicologia.
  • Currículos de seleção elaborados por profissional da Psicologia, adequados às características próprias deste Hospital para seleção de funcionários;
  • Testes Psicológicos, para uma melhor seleção de funcionários;
  • Entrevistas de desligamento, feitas no momento do desligamento de qualquer funcionário da instituição, seja por qualquer motivo, com o intuito de manter arquivadas informações importantes para o Hospital, analisadas e repassadas pelo Psicólogo que entrevistou.

O Serviço de Psicologia tem como objetivo, neste Hospital, realizar a escuta necessária aos funcionários e pacientes. Outro objetivo é também a análise das relações intra-organizacionais, que é feita com a ajuda dos instrumentos citados anteriormente e da Ouvidoria, a fim de haver uma melhor compreensão do clima desta organização e conseqüentemente dos problemas, que são, então, detectados e depois repassados aos chefes de cada setor. Assim, o retrabalho diminui e os problemas podem ser discutidos e resolvidos.

A escuta dos pacientes é necessária para que seja possível um aumento do bem-estar destes, além da possibilidade de que aliviem seu sofrimento e suportem melhor o estado particular no qual se encontram dentro do Hospital.

A escuta dos funcionários é necessária para que se promova sua humanização, dentro da instituição, e também melhorias nos serviços prestados, bem como no clima da organização.

A análise dos currículos e das entrevistas é de extrema im A análise dos currículos e das entrevistas é de extrema importância para o Hospital, para que sejam selecionados funcionários adequados a cada setor e função. Além disso, utilizamos também testes Psicológicos, de acordo com cada função e de cada solicitação de perfil feita pelos chefes de setores.

Enfim, o trabalho realizado pelo profissional de Psicologia poderá ajudar na Humanização dos funcionários e pacientes e no melhor funcionamento do Hospital, espera-se.

HOSPITAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA - Rua Dep. José Augusto Ferreira, 89 - Centro Tel. (33) 3322-6400 - Caratinga - MG
Desenvolvido pelo Dpto.Tecnologia da Informação